O Arduino ADK (Android Development Kit) é um microcontrolador baseado no ATmega2560 (datasheet). Ele tem uma interface USB host, para se conectar com celulares Android, baseada no CI MAX3421e. Tem ainda 54 pinos de entradas e saídas digitais (dos quais 14 podem ser utilizados como saídas PWM), 16 entradas analógicas, um cristal oscilador de 16MHz, uma conexão USB, um conector de alimentação um conector ICSP e um botão de reset.
Do mesmo modo que o Mega2560 e o Uno ele tem um ATmega8u2 programado como conversor de USB para Serial.
Para informação de como utilizar esta placa com o Android OS veja a documentação Google's ADK.
Esquema, Referencia de Design e Mapeamento de pinos
Arquivos EAGLE: Arduino_ADK-Mega_2560-Rev2-reference-design.zip
Esquema: Arduino ADK_Mega_2560-schematic.pdf
Mapeamento de pinos: PinMap2560 page
Alimentação
O Arduino Mega2560 pode ser alimentado pela conexão USB ou com uma fonte externa. A entrada de alimentação é selecionada automaticamente.
Alimentação externa (não USB) pode ser tanto de uma fonte como de baterias. A fonte pode ser conectada plugando um conector de 2,1mm, positivo no centro, na entrada de alimentação. Cabos vindos de uma bateria podem ser inseridos nos pinos terra (Gnd) e entrada de voltagem (Vin) do conector de energia.
Nota: Devido ao fato do ADK ser um host USB o celular tentará se alimentar através dele quando necessitar de recarga. Quando o ADK é aliemntado pela USB um total de 500mA estão disponíveis para a placa e para o celular. O regulador de voltagem pode fornecer até 1500mA; 750mA para a placa e para o celular e os outros 750mA para para atuadores e sensores conectados à placa. Uma fonte de alimentação capaz de fornecer 1,5A deve ser utilizada nesta situação.
A placa pode operar com alimentação externa entre 6 e 20 volts. No entanto, se menos de 7 volts forem fornecidos o pino de 5V pode fornecer menos de 5 volts e a placa pode ficar instável. Com mais de 12V o regulador de voltagem pode super-aquecer e danificar a placa. A faixa recomedável é de 7 a 12 volts.
Os pinos de alimetação são os seguintes:
O SDK tem 256 KB de memória flash para armazenamento de código(dos quais 8KB são usados pelo bootloader), 8 KB de SRAM e 4 KB de EEPROM (que poder ser lidos e escritos com a biblioteca EEPROM).
Cada um dos 50 pinos digitais do ADK pode ser usado como entrada ou saída, usando as funções de pinMode(), digitalWrite(), e digitalRead(). Eles operam a 5 volts. Cada pino pode fornecer ou receber um máximo de 40 mA e possui um resistor interno (desconectado por default) de 20-50KΩ. Em adição alguns pinos possuem funções especializadas:
O ADK tem 16 entradas analógicas, cada uma das quais com 10 bits de resolução (i.e. 1024 valores diferentes). Por padrão elas medem de 0 a 5 volts, embora seja possível mudar o limite superior usando o pino AREF e a função analogReference().
Há um par de pinos diferentes na placa:
O Arduino Mega ADK possui várias facilidades para se comunicar com um computador, com outro Arduino ou outros microcontroladores. O ATmega2560 fornece quatro portas de comunicação serial UARTs para TTL (5V). Um chip FTDI FT232RL direciona uma destas portas para a conexão USB e os drivers FTDI (que acompanham o software do Arduino) fonecem uma porta com virtual para softwares no computador. O software do arduino inclui um monitor serial que permite que dados simples de texto sejam enviados de e para a placa Arduino. Os LEDs RX e RT piscarão enquanto dados estiverem sendo transmitidos pelo chip FTDI e pela conexão USB ao computador (mas não para comunicação serial nos pinos 0 e 1).
Uma biblioteca SoftwareSerial permite comunicação serial em qualquer um dos pinos digitais do Mega2560.
O ATmega2560 também fornece suporte para comunicação I2C (TWI) e SPI. O software Arduino inclui uma biblioteca Wire para simplificar o uso do bus I2C; veja a documentação no site do Wiring para mais detalhes. Para usar a comunicação SPI veja o datasheet do ATmega2560.
A interface host USB do CI MAX3421E permite ao ADK se conectar e interagir com qualquer tipo de dispositivo que tenha uma porta USB. Por exemplo permite interação com muitos celulares, controle de câmeras Canon, e interfaces com teclados mouses e controles de jogos como Wiimote e PS3.
O Arduino Mega ADK pode ser programado com o software do Arduino (download). Para detalhes, veja a referência e os tutoriais.
O ATmega2560 no Arduino MegaADK vem com o bootloader pré gravado o possibilita o envio de novos códigos sem o uso de um programador de hardware externo. Ele se comunica usando o protocolo original STK500 (reference, C header files).
Você também pode ignorar o bootloader e programar o microcontrolador através do cobeçalho ICSP (In-Circuit Serial Programming); veja estas instruções para mais detalhes.
O código fonte do firmware do ATmega8u2 está disponível no repositório do Arduino. O ATmega8U2 é gravado com um bootloader DFU que pode ser ativado conectando-se o jumper de solda na parte posterior da placa (próximo ao mapa da Itália) e então resetando-se o 8U2. Você pode usar o software Atmel's FLIP (Windows) ou o programador DFU (Mac OS X e Linux) para gravar um novo firmware. Ou utilizar a conexão ISP com um programador externo (sobrescrevendo o bootloader DFU) Veja este tutorial para mais informações.
Você pode usar o software Atmel's FLIP (Windows) ou o DFU programmer (Mac OS X e Linux) para caarregar um novo firmware. Ou você pode usar um programador externo através do conector header ISP (sobrescrevendo o DFU bootloader). Para mais informações veja este tutorial .
Ao invés de necessitar o pressionamento físico do botão de reset antes de um upload, o ADK é desenhado de modo a permitir que o reset seja feito pelo software executado em um computador conectado. Uma das linhas dos fluxos de controle de hardware (DTR) do FT232RL é conectada diretamente à linha de reset do ATmega2560 através de um capacitor de 100 nanofarads. Quando esta linha é acessada (rebaixada), a linha de reset decai por tempo suficiente para resetar o chip. O software Aduino utiliza esta capacidade para possibilitar que novos códigos sejam enviados simplesmente clicando no botão de upload do ambiente de programação do Arduino. Isto significa que o bootloader fica fora do ar por um tempo mais curto, uma vez que o rebaixamento do DTR pode ser bem coordenado com o início do upload.
Esta montagem tem outras implicações. Quando o ADK é conectado a um computador rodando Mac OS X ou Linux ele é resetado cada vez uma conexão é feita com o software (via USB). Durante o próximo meio segundo (aproximadamente) o bootloader estará rodando no Mega2560. Uma vez que ele é programado para ignorar dados mal formados (i.e. qualquer coisa que não seja um upload de novo código), ele vai interceptar os primeiros bytes de informação enviado à placa depois que uma nova conexão seja aberta. Se um programa rodando na placa recebe uma pré configuração ou outros dados assim que ele comaça, certifique-se de que o software com o qual ele se comunica espera meio segundo depois que a conexão seja estabelecida antes de começar a enviar os dados.
O ADK tem uma trilha que pode ser cortada para desabilitar o auto-reset. Esta trilha pode depois ser unida novamente por solda para re-habiltar esta funcionalidade.Esta trilha tem a identificação "RESET-EN" Também é possível desabilitar o autoreset conectando um um resitor de 110Ω do 5V à linha de reset; veja este post do forum para mais detalhes.
O ADK possue um fusível resetável que protege as portas USB do computador contra curto-circuitos e sobrecorrente. Apesar de muitos computadores possuírem sua própria proteção interna, o fusível resetável dá um grau extra de segurança . Se mais de 500 mA forem drenados ou aplicados na porta USB , o fusível automaticamente abrirá o circuito até que o curto ou a sobrecarga sejam removidos.
As dimensões máximas de comprimento e largura da placa ADK são 4,0" (101,60 mm ) e 2,1" ( 53,34 mm ) respectivamente, com o conector USB e jack de alimentação ultrapassando um pouco as dimensões da placa em si . Três furos para montagem com parafusos permitem montar a placa numa superfície ou caixa . Note que a distância entre os pinos de entrada e saída digitais no. 7 e 8 é de 160 mil ( 0,16") , não é sequer múltiplo dos 100 mil ( 0,10") do espaçamento entre os outros pinos .
O ADK é projetado para ser compatível com a maioria dos shiels feitos para o Diecimila ou Duemilanove. Os pinos de entrada e saída digitais 0 a 13 , os adjacentes AREF e GND, entradas analógicas 0 a 5, o conector power e o ICSP estão todps em posições equivalentes . Além do mais, a UART principal ( porta serial ) está localizada nos mesmos pinos (0 e 1), bem com as interruções 0 e 1 ( pinos 2 e 3 respectivamente ). SPI está disponível através do conector ICSP em ambos ( Mega2560 e Uno/Duemilanove/Diecimila ). Note que o I2C não está localizado nos mesmos pinos no Mega2560 ( 20 E 21 ) e no Duemilanove ( entradas analógicas 4 e 5 ) .
Com esta placa você necessitará substituir o arquivo boards.txt no seu diretório Arduino. (Arduino-00xx->hardware->arduino).
Usuários de Windows necessitam um arquivo .inf para este produto específico: Arduino_ADK.zip
Para instalação siga os mesmos procedimentos que para uma placa Uno.
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