Tel. (11) 2442-6600 Whatsapp. (11) 99269-1686

Bem vindo ao Baú da Eletrônica

Ferro de Solda

Itens 1 a 16 de um total de 29

Ajustar Direção como Decrescente
por página

Página:
  1. 1
  2. 2

Itens 1 a 16 de um total de 29

Ajustar Direção como Decrescente
por página

Página:
  1. 1
  2. 2

Seja entre união de componentes eletrônicos em uma placa de circuito impresso (PCI ou PCB, em inglês), seja para emenda de fios e/ou cabos ou para conserto de placas, é muito importante ter um bom ferro de solda

A solda eletrônica constitui-se em uma forma de fixar os componentes sobre uma placa, além de proporcionar uma conexão elétrica entre o circuito. Para isto, é utilizado o ferro de solda. 

O ferro de solda é uma ferramenta constituída de uma resistência elétrica em uma haste presa à um cabo isolado (geralmente plástico), quando aquecida, proporciona calor suficiente em sua ponta para união de materiais metálicos com solda. A solda geralmente é uma liga de estanho e chumbo, que é derretida, formando uma junta. O aquecimento pode ser elétrico, por gás ou líquido. 

Os ferros de solda, independentemente de seu formato, devem-se ter cuidados especiais com eles. Por exemplo, manter sua ponta sempre com solda (estanhada) para aumentar a durabilidade, ao início e término da soldagem. Também é recomendado ter uma esponja vegetal umedecida com água para limpeza da ponta durante o processo de soldagem. 

Para utilização é preciso ter cuidado para não tocar nas partes metálicas do ferro, devido à condutividade térmica do metal; não deixa-lo sobre a mesa de trabalho sem nenhum tipo de suporte; e não realizar a soldagem segurando peças metálicas com as mãos, sempre utilizar um alicate ou suporte para evitar queimaduras com o aquecimento da peça.